-
Arquitetos: MU Architects
- Área: 4890 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:11H45
-
Fabricantes: AMSTRONG, Arcelor Mittal, Birkenmeier, Climacelle, Deya, Egoin, Escao, France Douglas, HASSLACHER NORICA TIMBER, Helios, Hunsinger, Interface, Knauf, Krono France, Piveteau bois, Roma, SIGA, Saint-Gobain, Sapa, Steicoflex, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto visa alcançar a excelência ambiental. A escola secundária Niki de Saint Phalle é construída com uma abordagem de construção passiva (Passivhaus), utilizando estrutura de madeira e isolamento de palha. É a primeira escola de energia positiva na região do Grande Leste da França e o primeiro edifício público de três andares feito de madeira e palha realizado no país. A simplicidade na escolha dos materiais e na distribuição compacta e funcional do programa proporciona liberdade. Os volumes são flexíveis e evolutivos, adaptando-se à vida interior em constante mudança de uma escola.
A arquitetura de madeira é uma opção sustentável, ajudando a manter as florestas vivas e a combater o efeito estufa. A madeira é um material quente, leve e sólido com alta capacidade higro térmico. O uso de madeira e isolamento de origem natural, como palha, fibra de madeira e pasta de celulose, reduz consideravelmente o impacto carbônico do projeto, melhorando a eficiência energética. Além disso, muitos elementos foram pré-fabricados e montados na oficina, reduzindo o peso do pacote de obras estruturais.
A palha foi escolhida como material orgânico de construção, e as máquinas dos produtores locais produzem fardos de 36 centímetros de espessura, um tamanho generoso que foi perfeitamente adaptado à estrutura de madeira. A palha foi combinada com lã de algodão e fibra de celulose.
O edifício foi concebido para assegurar o conforto térmico na escola, mantendo uma temperatura constante durante todo o ano. As necessidades energéticas são inferiores a 15 kWhEP/m², enquanto a média de edifícios construídos antes de 1975 na França é de cerca de 240 kWh de energia primária/m²/ano. As paredes espessas foram projetadas com 60 centímetros de espessura, 36 dos quais estão cheios de palha, e todos os detalhes técnicos foram estudados para obter uma completa estanquicidade ao ar, atendendo aos requisitos da etiqueta PassivHaus.
A disposição do colégio Niki de Saint Phalle foi pensada para permitir que todos encontrem facilmente seu caminho. A legibilidade do plano é sublinhada pelo tratamento do conjunto, com partes inferiores de madeira da sala viradas para as paredes interiores, proporcionando uma leitura fácil do espaço. Os corredores foram expandidos para oferecer mais conforto e superfícies livres, abertas a todas utilizações.